Time Attack(Contra-o-Relógio)É o modo mais popular do TrackMania, onde vence o jogador que ir da largada à linha de chegada em menor tempo. Cada partida tem uma duração em torno de cinco minutos, durante os quais o jogador pode tentar quantas vezes quiser obter o melhor tempo.
Macetes: Em pistas com largada do tipo "Multilap" você continuar correndo após cruzar a chegada, aproveite a velocidade para ganhar vários segundos na próxima volta.
Rounds(Rodadas)O modo Rounds pode ter ou não uma volta de aquecimento antes do início de cada partida. Todos os jogadores largam junto, quem chegar primeiro ganha mais pontos. O número de rodadas é ilimitado. A partida termina quando alguém atinge o limite de pontos.
Macetes: Se bater, não abandone a corrida. Às vezes a partida se estende por muitas rodadas, esses poucos pontos a mais podem significar várias posições no fim da partida.
Cup(Copa)Similar ao modo Rounds, o modo Cup tem duas diferenças básicas: A partida pode se estender por mais de uma pista; e para vencer, o jogador precisa atingir a pontuação limite(para se tornar finalista) e então terminar mais uma rodada na primeira posição.
Teams(Times)Também similar ao modo Rounds, o modo Teams pode funcionar de duas maneiras diferentes:
*Somatória de pontos: O ultimo colocado da rodada dá um ponto para seu time; o penúltimo, 2 pontos; e sucessivamente até o primeiro colocado. Vence a rodada o time com maior número de pontos. Cada rodada vencida vale um ponto para o placar geral da partida.
*Streak: O time vencedor da rodada ganha um ponto (para o placar geral) por cada jogador seu que ficar à frente do melhor colocado do time perdedor. Por exemplo: O melhor colocado do time Azul terminou em terceiro lugar, então o time Vermelho ganha 2 pontos.
Laps(Voltas)Corrida! Vence quem completar a última volta primeiro, ou cruzar mais checkpoints antes de estourar o tempo limite.
Macetes: Preste atenção nas regras do servidor, alguns podem punir atalhos ou correr na contramão com kick/ban.
Stunts(Manobras Radicais)Modo de jogo onde você ganha pontos por fazer manobras radicais, vence quem fizer mais pontos. Leia mais sobre o modo Stunts aqui:
https://nvpteam.forumeiros.com/t2719-jogando-stunts-de-graca-no-tm2Um dia escreverei sobre os (muitos) macetes deste modo.
Chase(Revezamento)No modo Chase, o ultimo colocado do time a cruzar o checkpoint anterior deve ser o primeiro a passar o checkpoint seguinte. Cada vez que essa regra é respeitada, o time ganha um ponto. A rodada pode terminar de duas maneiras: Completando a ultima volta em primeiro lugar ou abrindo vantagem de três pontos para o outro time.
Parece complicado a princípio, mas é um modo muito divertido e gostoso de jogar.
Macetes:
- Se é sua primeira vez, entre em um servidor com poucos jogadores para aprender o modo e fazer perguntas.
- Reduza a velocidade logo após cruzar um checkpoint em primeiro lugar. Não espere seu time debaixo do checkpoint seguinte, pois você vai perder segundos preciosos ganhando velocidade novamente.
- Se comunique com o seu time através de Skype, TeamSpeak, etc. O ultimo colocado precisa avisar os outros o tanto que precisam reduzir para o time ficar perfeitamente sincronizado.
- Se o time adversário não pode mais abrir uma vantagem de 3 pontos antes da chegada, pare de correr em sincronia e vá direto para a chegada!
- Quantidade diferente de jogadores por time: Se o time menor tiver três jogadores, então o 3º colocado do time maior precisa passar o próximo checkpoint em primeiro, o ultimo não conta! Se você ficou para trás, aproveite para sentar o pé e alcançar seus colegas.
- Alguns eventos permitem que um jogador abandone a partida deliberadamente caso fique para trás, ajudando os companheiros do time. Mas cuidado, pois pode beneficiar o outro time também, vide paragrafo acima.
Escrevi sobre o modo Chase com mais detalhes nesse tópico:
https://nvpteam.forumeiros.com/t2852-como-jogar-o-modo-chase Pursuit(Perseguição)Polícia(Azul) devem pegar os bandidos(Vermelho), só passar com o carro sobre eles. Como bandido, você ganha um ponto por cada outro bandido pego antes de você. Como policial, você ganha um ponto por cada bandido pego por você. Para saber se você é policial ou bandido aperte Tab ou veja a cor da parte inferior da tela.
Cada rodada começa com um policial. Quando um bandido é pego, vira policial. A partida acaba quando o tempo limite é estourado ou quando todos os bandidos foram pegos.
Macetes principais:
- Não fuja da área construída, pois pode acarretar kick/ban.
- Um esconderijo discreto é sempre melhor que um esconderijo difícil de alcançar mas não tão discreto.
- A hitbox é meio grande, é possível pegar alguém através de uma uma parede fina.
- Planeje uma rota de fuga para outro esconderijo, tenha um plano B para o caso de encontrar policiais no caminho.
Hunters(Caçadores)Variante do modo Pursuit. Cada jogador possui uma caça e um caçador. Cada vez que você pegar o seu "alvo"(Target), você ganha um ponto. Você não perde pontos ao ser pego pelo seu caçador, seu adversário ganhará um ponto, só isso. Vence a partida quem marcar mais pontos.
Macete: Não se enfie no c* do mapa se não quiseres que os outros façam o mesmo com você.
King(Rei da colina)Tempo ilimitado, tentativas ilimitadas. Ao bater tempo-alvo(Target) você se torna o "Rei". A cada segundo como "Rei" o jogador ganha um ponto. O tempo-alvo é o tempo do atual rei acrescido de alguns centésimos por cada segundo de "reinado". Bata seu próprio tempo-alvo para ganhar mais pontos. Vence quem atingir a pontuação limite primeiro.
Macete: Esse modo é falho quando há poucos jogadores bons no servidor. Dê respawn logo após seu principal oponente, assim o reinado do seu oponente será bem curto, enquanto o seu é mais longo.
Doppler(Radar)Imitação do modo SpeedTrap do Need For Speed. Sua pontuação final é a soma das velocidades em que você cruzou os checkpoints.
Endurance(Eliminação)Similar ao modo Laps, a partida se estende indefinidamente, mas a cada volta o diferença máxima que você pode ficar atrás do líder diminui... Começa com uns trinta segundos, depois de algumas voltas, esse limite é de apenas 3 segundos e continua diminuindo. Os jogadores que estourarem o limite são eliminados. A partida acaba quando há só um jogador na pista (todos os demais eliminados).
É um modo de jogo bastante nervoso. Para ficar divertido todos os jogadores devem estar num mesmo patamar de habilidade.
Platform(Plataforma)Necessário instalar o Pack "Platform". O objetivo é completar a pista(cheia de obstáculos) o maior número de vezes com o menor número de tentativas. Desempate por tempo.
Modos AntigosPlatform(Plataforma): A versão offline do modo Plataforma está disponível para TrackMania 2(Pack Platform), United, Sunrise e Original. Consiste em completar pistas cheias de obstáculos com o menor número de tentativas.
Puzzle(Quebra-Cabeças): Disponível para TrackMania United, Sunrise e Original. No TM2 é possível jogar o modo de forma limitada com um script para o editor. Consiste em completar um mapa com os blocos oferecidos, de modo a alcançar a chegada no menor tempo possível.
Survival(Sobrevivência): Modo exclusivo do TrackMania Original, veja mais sobre este modo aqui: http://morte745.blogspot.com.br/2012/06/como-era-o-modo-survival-do-tm-original.html
Crazy(Torneio): Modo exclusivo do TrackMania Sunrise eXtreme, veja mais sobre este modo aqui: http://morte745.blogspot.com.br/2012/08/como-era-o-modo-crazy-do-tm-sunrise.html