O Chase(Corrida de revezamento) é um modo a princípio confuso, mas muito divertido uma vez aprendido, e também muito bom para competições.
A lógica desse modo é simples: O último jogador do time a cruzar o checkpoint Um deve ser o primeiro a cruzar o checkpoint Dois, o último a cruzar o checkpoint Dois deve ser o primeiro a cruzar o Terceiro e assim por diante.
O modo Chase é um modo para times. No mínimo dois jogadores em cada time, idealmente três. Não existe um máximo de jogadores por time, mas acho que o limite ideal é cinco por time, acima disso o jogo fica muito tumultuado.
São usados mapas de Voltas com checkpoints monoespaçados(idealmente). O número de voltas costuma ser quatro ou cinco ou mais, dependendo do servidor.
Vence o time cujo jogador cruzar a linha de chegada em primeiro lugar geral. Não importa quem terminar de segundo em diante. Opa! mas aí não basta correr adoidado até o fim? Não. Sabe a regra de revezamento mencionada no 2º parágrafo dessa postagem? A cada vez que essa regra é respeitada o time ganha um ponto. Também é possível vencer abrindo uma vantagem de três pontos sobre o time adversário. É claro que o outro time vai marcar três pontos antes de você completar quatro voltas. Também por esse motivo são necessários mapas com checkpoints monoespaçados.
Agora vem a parte boa: Os macetes
É essencial usar um chat por voz para se comunicar com seus colegas de time.
Sabe a pontuação mencionada acima? Ela só importa para checar a vantagem dos três checkpoints. Na maioria das partidas o time vencedor acaba com um ou dois pontos a menos.
Imagine a situação seguinte: Seu time tem um ponto de vantagem sobre o time adversário e faltam três checkpoints para o fim da corrida. O outro time pode abrir no máximo dois pontos vantagem sobre vocês, certo? Certo, então foda-se a regra e pise fundo.
Agora imagine-se no time adversário: a vantagem de pontos vai cair, certo? Então nesse caso você dar o "sprint" também. Afinal, quem cruzar primeiro vence.
Voltando para a situação de dois parágrafos acima, o time adversário começa a dar o sprint junto com vocês e aí o 1º colocado deles está na frente do seu 1º colocado. E aí? Duas escolhas: Ultrapassar no braço ou voltar a respeitar a regra de revezamento, para forçar a desclassificação do time adversário.
Você pode "queimar" pontos antes do fim, caso seu time perca sincronia. É melhor perder pontos do que esperar, já que quem cruzar a chegada primeiro dá a vitória ao time.
Um time funciona melhor se todos estiverem no mesmo nível de habilidade.
Conhecer bem o mapa é essencial.
Não freie antes de cruzar o checkpoint, pior ainda é esperar parado a poucos metros do próximo checkpoint. É melhor freiar logo após cruzar o checkpoint anterior para que o último passe a sua frente. Idealmente todo o time deve andar junto, com o jogador que deve cruzar o próximo checkpoint em primeiro fazendo a última curva fechada e os demais abrindo a curva, para ganhar velocidade.
O lag afeta esse modo. Para jogar por diversão, não importa muito, mas para jogar a sério, quanto menor o ping, melhor.
O quão sincronizado está seu time? Em muitas partidas por diversão que tenho jogado, o tempo de relay(intervalo entreo 1º e o último) tem ficado em torno de 200 milésimos. Para um time top, o relay pode ficar abaixo dos 50 milésimos. E já vi uns doidos mantendo intervalos entre 2ms e 10ms.
Para ajudar seu time, você pode abandonar a partida caso fique muito para trás. Nesse caso, o time adversário ganha o benefício de jogador extra.
Jogador extra: Se os times não tiverem o mesmo número de jogadores, o penúltimo do time maior em vez do último deve cruzar o próximo checkpoint em primeiro. Ou o antepenúltimo se o time maior tiver dois jogadores a mais, etcétera.