Trackmania Forever | Trackmania² ManiaPlanet | Trackmania 2020
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trackmania Forever | Trackmania² ManiaPlanet | Trackmania 2020

Trackmania Forever | Trackmania² ManiaPlanet | Trackmania 2020
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
NVP_TOM_WT
User Forum Veterano
User Forum Veterano
NVP_TOM_WT


Localização : Itapeva
Mensagens : 580

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Empty
MensagemAssunto: GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO   GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Icon_minitimeQui Jul 10, 2008 8:20 pm

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Article_advancedtmcompguide

TRADUZIDO POR RAVENZERO
"Favor ler as considerações finais para melhor entendimento"

Guia Avançado (TrackMania) de Competição

Esse guia é inteiramente escrito por mim, para os jogadores que estão começando uma carreira competitiva de trackmania.

Dezembro de 2006.

Era inverno, nada para fazer lá fora. Eu naveguei na internet procurando por algum jogo legal para lutar contra meu tédio. E eu encontrei, TrackMania Nations ESWC, uau! É até mesmo grátis.

Eu fui o jogador "acima da média" por um longo tempo, não sabendo que eu iria me envolver mais tarde. Eu joguei pistas de velocidade e minipistas por algum tempo, aproximadamente 6 meses. E foi aí que Cleem me pediu para entrar no clã Aeger porque ele penso que eu seria uma boa adição, clã que agora é conhecido como Shadows. Lá foi onde eu encontrei o que eu pensei serem pistas técnicas "impossíveis", conhecidas como pistas da ESWC. Mesmo assim eu investi algum tempo treinando-as (por volta de 1 hora por dia) para aprender a pilotar nessas pistas. Dois meses depois, XeNoGeaR, que é o atual campeão da ESWC me disse que eles estavam precisando de jogadores, e ele acreditou em mim.

Como jogador eu cresci bastante desde então, mas além de eu ter crescido como jogador eu também obtive um monte de conhecimento, tanto que me pergunto: "Por que você faria isso?" "Como você faz isso?". Agora é a hora que eu gostaria de dividir tudo que aprendi no caminho do n00b para um jogador respeitado.

Parte 1: Criando sua personalidade
Seja alguém

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Dennis_hilkens

Pelo fato de você estar usando a internet, ninguém pode ver você e ninguém sabe como você aparenta a não ser que você seja bem conhecido, portanto conversar com a pessoa é o único jeito de conseguir uma personalidade pessoal.

Quando você fala com uma pessoa, geralmente haverá dois caminhos para qual isso levará, o primeiro resultando em só ficar sabendo do que você quer saber e então a conversa acaba. A segunda é tendo uma conversa por 10-15 minutos se o tempo permitir. Você quer ser uma pessoa falando com outra por 10-15 minutos porque isso cria uma conexão entre essa pessoa e você, isso é como navegar na vida real.

Tenha uma opinião limpa. Não diga para todos que falam com você, que concorda 100% com eles somente para fazê-los se sentir bem, você é uma pessoa com sua própria opinião, não fique com medo de espalhar isso.

Seja honesto as vezes. Honestidade é uma das propriedades mais respeitadas, porém use isso com cuidado. Eu não estou dizendo para mentir, mas exagerar um pouco pode como colocá-lo em posições que você não gostaria de estar. Mas não use isso sempre, se você espalhar que derrotou um oponente valoroso após você ter treinado duramente, as esperanças serão muito altas em você e se você falhar você irá cair como um mentiroso.

Parte 2: Clãs Não São Apenas Uma Equipe
Eles são você

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Dignitas_logo_(150x150)

Você deverá sempre estar em um clã. Por que? Porque estando em um time com outras pessoas irá motivá-lo a jogar, e próximo delas você irá passar as pessoas uma idéia de quem e como você é como jogador. É verdade que se você não é um jogador conhecido, suas técnicas serão medidas apenas ao olhar para o nível técnico médio e recompensas(títulos) da sua equipe.

O último motivo porque você deve ser seletivo quando escolher um clã para entrar. Se você planejar alto demais, as pessoas irão esperar demais de você e se você não for capaz de cumprir com essas expectativas você poderá ficar deprimido. Se você planejar baixo, você terá mais chances de obter atenção, portanto resultando em convites de clãs de "alto nível".

Não pule de clãs a cada poucas semanas, você será odiado. Quem quer um jogador conhecido por muitos como alguém não confiável a sua respectiva equipe, nenhum capitão de time com sanidade iria querer. Seja verdadeiro para seu time e se você decidir sair, faça com que todos saibam que você está partindo, para evitar histórias desagradáveis.

Parte 3: TrackMania: O Jogo
Teoria

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Math

Todo jogo tem sua própria taxa de Técnica/Sorte/Treino/Experiência quando isso cai para predizer uma partida próxima, para o TrackMania eu iria dizer que esses valores estão por volta de: 25%/15%/45%/15%. Quando você olha para essas medidas você pode ver que o treino é um valor dominante sobre os outros, isso é inteiramente verdade como provado em muitas partidas entre jogadores fortes destreinados e jogadores regulares treinados. Também, a sorte conta bastante (tanto quanto Experiência) nas partidas desde que muitos jogadores sabem que o TrackMania tem muitos bugs.

Curva de aprendizado, como discutido o treino é um fator muito importante nas partidas. Mas, cada jogador tem uma curva de aprendizado diferente. Por exemplo meu colega de time XeNoGeaR aprende um pouco mais devagar que eu, mas a sua curva de aprendizado é maior, depois de um certo tempo a minha performance congela, enquanto a dele continua crescendo. Você não pode julgar um jolgador depois de 30 minutes de treino.

Parte 4: Partidas
Terreno de Provas

Certo, você chegou até aqui. O Primeiro passo é se inscrever em torneios ou ladders para acumular experiência, alguns links úteis:

ESL: LINK
ET: LINK
E se você estiver pronto para o negócio real:
ESWC: LINK

Tudo que eu posso dizer é se acostumar com a ESL, eles estão crescendo na questão de campeonatos para o Trackmania, junte-se ao ladders e torneios deles, desde que eles estão se tornando cada vez mais ativos. ET-Generation tem alguns dos campeonatos mais populares, mas eles só começam uma vez a cada poucos meses, o que não é suficiente para você obter a experiência que precisa. Sua meta definitiva deverá ser estar competitindo na ESWC.

Ok, então a partida está marcada, as pistas foram lançadas. A primeira coisa que você deve fazer é pilotá-las 10 vezes do começo ao fim sem se importa com quantas vezes você bater, procure por possíveis truques para ir mais rápido. A segunda coisa é classificar seu(s) oponente(s) e para isso eu me refiro a predizer o quanto de treino você precisa para derrotá-los. Tente bater seu melhor tempo pessoal até que você sentir que não consegue mais, geralmente você deve estar beirando em +0,5-1,5 do recorde mundial dependendo de alguns poucos fatores, tais como possível sorte/dificuldade da pista. Agora você está pronto para jogar Rounds, você vai precisar de alguma oposição decente para melhor suas técnicas nesse ponto, o melhor é ter algum jogadores ativos na sua equipe. Se você não tem, você pode sempre jogar no modo solo, pilote contra seu fantasma(ghost) e tente chegar no final toda vez que você começar.

Agora eu vou dizer a você como eu piloto em minhas partidas, meu estilo é muito diferente da maioria dos jogadores e tem mais teoria por trás do que você pode pensar. Eu irei dividir isso em duas partes, uma sendo em modo solo, a outra em partidas de times.

Solo:

A maior para dos torneios são jogados como multicorridas, usando um formato 1v1v1v1. Geralmente 3 pistas serão jogadas com o limite de pontos limitado para 40. A divisão de pontos é 10 para o 1o, 6 para o 2o, 4 para 3o e 3 para o 4o. Constância é a chave aqui, você pode ser realmente rápido mais se você só puder uma volta a cada 3 rounds e bater nas outras duas, as chances de você ganhar serão muito pequenas. Quando jogar partidas como essa você precisa finalizar dentro do top2 para avançar, exceto para a grande final é claro.

A maneira a qual eu tento fazer partidas como essa é:

Eu fazer largadas rápidas para criar confiança, sem necessidade de olhar para as parciais dos checkpoints sendo que a maior parte do tempo, os oponentes estarão perto, se houver pelo menos 1 jogador dentro de 0,50s eu continuo com velocidade total, se um dos meus oponentes estiverem pelo menos acima de 0,50s de mim em 30 segundos numa pista de um minuto eu reduzo minha velocidade para 90% para estar seguro.

Eu sei que há pessoais que conseguem ir a 100% a cada volta única, mas esse não é meu estilo porque se você não estiver em forma de 100% ou se você tiver algum azar você não derrotará ninguém a não ser você mesmo.

Uma nota: Não olhe para as parciais dos checkpoints toda hora, foque-se na pista!

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Sky_solo_tournament

Patidas em Equipes:

A maioria dos torneios em equipes são jogado no modo Team, baseado em um sistema onde cada jogador é recompensado com 1pt + Xpt (tendo X como a quantidade de jogadores que pessoa tem atrás dela) cada round, o total de pontos por time são comparados no final de cada volta e o resultado são ou vitória para o Time Azul/Red ou empate. Se você olhar atentamente no sistema abaixo, vai percber que nesse caso se em uma partida 4vs4 seu time pegar 1o, 4o, 5o e 8o será sempre empate, o mesmo se aplica para 2o, 3o, 6o e 7o. Agora é onde você deve jogar esperto, se por exemplo eu estiver pilotando em 5o lugar, meu parceiro X está em 4o e o número 3 está 2 segundos à frente de mim sendo que o número 6 está a 2 segundos atrás de mim, não há motivo para se apressar, sendo que não importando o que eu faça eu não irei mudar o resultado do round, mas se eu for com velocidade total e pilotar pegando um bug, eu estarei dando uma vitória fácil para o oponente.

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO 2on2_clanbase_gallo_&_sky

Psicologia por trás de partida solo e times:

Em uma partida de time, a maioria dos jogadores se sentem seguros e não se importam em permitir jogadores na frente deles contanto que o seu time possa ganhar po round, diferente das partidas solo onde o pessoal geralmente fica frustrado se eles permitiram outros jogadores na frente deles. Isso mostra que a pessoa é fraca em partidas solo, porque quanto mais o jogador se tornar mentalmente ferido, mais fraco o jogador se tornará. O que geralmente resulta em uma constância ruim, portanto melhorar sua constância é MUITO importante, até mesmo mais do que velocidade. Eu darei um pequeno exemplo:

Constância X Velocidade

1o X 1o
2o X 1o
2o X 4o
1o X 4o
2o X 4o

Agora o que você iria preferir quando você estivesse jogando uma partida? A escolha é sua, mas a constância certamente parece a melhor escolha.

Parte 5: Alguns Extras
Para vocês, leitores dedicados

Minhas configurações pessoais:

Resolução: 1440 x 900 fullscreen
AA: 4
AF: 16
Shadows: High
Shader Quality: PC3 High
Texture Quality: High
Geometry Details: Normal
PostProcess FX: ON
O resto das configurações desativado.

Minha configuração de teclado:

Teclas de direção: Flechas
Freio: W
Cameras estão no padrão: 1, 2 e 3
Eu sempre uso camera 1, exceto para situações onde estou passando por um looping na qual eu mudo para camera 3.

Dual Slide(deslize duplo):



Muitos não conhece isso, desde que é raro usar, mas de qualquer forma isso pode ser útil? Aqui vai: Deslize na direção oposta a direção da curva que você pretende contornar. Antes do rammstein(grade que fica na lateral de toda pista) você pode soltar o freio e pressioná-lo novamente quando estiver em cima do rammstein e virando de volta para a direção correta, dependendo da curva isso pode dar uma vantagem de 0,10 a 0,50s.

Palavras finais:

Primeiramente eu gostaria de agradecer meu pais e amigos por me apoiarem. Eu gostaria de agradecer também ao Clemens (Cleem) por me introduzir ao TrackMania competitivo, ao Freek (XeNo) por me dar uma chance de jogar para o Team Dignitas, e eu gostaria de agradecer a todos por criarem uma ótima atmosfera além de claro, ao staff da Team Dignitas que estão fazendo um ótimo trabalho.

Finalmente eu gostaria de agradecer aos nossos patrocinadores Intel, Razer, Scan, Creative, Del, ZyXEL, abit, KillerNIC, Qpad, Multiplay e Bouncer4You.

Obrigado pela leitura,

Dennis Hilkens aka dignitas/sky

----
Autor: Dennis Hilkens
Fonte: © Team Dignitas @ http://www.team-dignitas.org

Todas as marcas aqui citadas pertencem a seus respectivos donos.

Traduzido por: RavenZero @ Place#1 - http://www.place1.com.br
Ir para o topo Ir para baixo
NVP_ SPARROW
Administrador
Administrador
NVP_ SPARROW


Localização : Curitiba
Mensagens : 1928

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Empty
MensagemAssunto: Re: GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO   GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Icon_minitimeQui Jul 10, 2008 9:27 pm

Nossa dueu o zóio mas eu li metade =)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
Anonymous



GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Empty
MensagemAssunto: Re: GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO   GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Icon_minitimeTer Jul 15, 2008 4:27 pm

NICE Raven Zero!!! cheers Obrigado por compartilhar suas estrategias conosco Smile
Ir para o topo Ir para baixo
NVP_MORTEX_745
Administrador
Administrador
NVP_MORTEX_745


Localização : Blumenau - SC
Mensagens : 4306

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Empty
MensagemAssunto: Re: GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO   GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Icon_minitimeTer Jul 15, 2008 7:28 pm

NVP°°Laerte escreveu:
NICE Raven Zero!!! cheers Obrigado por compartilhar suas estrategias conosco Smile

O raven só traduziu

rendeer rendeer rendeer
Ir para o topo Ir para baixo
http://tm.mania-exchange.com/user/profile/471
Conteúdo patrocinado





GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Empty
MensagemAssunto: Re: GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO   GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» NOVO TRACKMANIA ANUNCIADO! TRACKMANIA TURBO!
» Reassocie "Abrir com" do Windows de TMNF para TMUF(Avançado)
» TrackMania DS
» TrackMania Wii
» TrackMania Forever Big FAQ

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Trackmania Forever | Trackmania² ManiaPlanet | Trackmania 2020 :: TRACKMANIA :: TUTORIAIS-
Ir para: